BIOGRAFIA
Lucas Ferraz (1984, Itabira, Minas Gerais) iniciou a carreira de jornalista aos dezesseis anos no jornal O Cometa Itabirano, em sua cidade natal. Em Belo Horizonte, formou-se em jornalismo em 2006 na faculdade Newton Paiva e trabalhou no arquivo do jornal Hoje em Dia e nas redações da TV Band Minas e do jornal Estado de Minas -- onde cobriu a terceira divisão do campeonato brasileiro.
Foi repórter de política em Brasília a partir de 2007, primeiro no site Congresso em Foco, depois na Folha de S.Paulo, jornal em que trabalhou por nove anos, sendo ainda correspondente em Buenos Aires e repórter em Nova York e São Paulo. Duas reportagens de sua autoria foram selecionadas entre as cem principais que marcaram a história da Folha e do Brasil. Entre 2016 e 17, foi repórter da Agência Pública.
Fora do Brasil desde 2018, passou uma temporada na África, onde colaborou na formação de jornalistas em Moçambique e realizou reportagens no Sul do continente publicadas nas revistas Veja e piauí. Como correspondente em Roma, colabora para veículos como GloboNews, O Globo, UOL, BBC Brasil e Valor Econômico. Também publicou reportagens na revista italiana L'Espresso.
Ao longo da carreira, dedicou-se na maior parte do tempo a reportagens investigativas ou de reconstituição histórica sobre atividades políticas e de políticos, jogadores de futebol, empresas, crimes e violações das mais diversas ordens.
Escreveu os três últimos volumes (sobre os governos Lula, Dilma Rousseff e Michel Temer) da coleção "Folha - A República Brasileira", publicada a partir de 2019 para marcar os 130 anos da Proclamação da República.
"Injustiçados", seu primeiro livro, foi publicado em 2021 pela Companhia das Letras.